sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Carro falhando/cortando, já olhou suas velas de ignição?

Olá pessoal, hoje estarei falando com vocês sobre um assunto que a maior parte dos brasileiros não tem conhecimento.

Esse assunto é o efeito "Flash over", nada mais é do que uma fuga de corrente, que ao invés da corrente ser conduzida da bobina até a ponta da vela de ignição para realizar a explosão do combustível, ela simplesmente se perde no caminho, que na maior parte das vezes, esse caminho é a cerâmica da vela.



Na foto acima, podemos ver uma vela que foi exposta a esse efeito, com varias marcas de "carvão".

Causas? Por que isso acontece?

Esse efeito é causado pela falta de isolamento das velas, ou por alguma sujeira na vela de ignição, o que leva a condução de energia.


No exemplo de cima, podemos ver onde a corrente foi descarregada.

Quais os sintomas?

- Carro fraco
- Cortes em marcha lenta
- Motor tremendo

Geralmente a queda de rotação por bico sujo é constante, já nesse caso, acontece apenas em momentos isolados, quando o efeito acontece, e é bem característico, pois é um corte na rotação, o carro treme e depois volta como se nada tivesse acontecido.

Qual a solução?

É necessário verificar a vela, caso a mesma esteja trincada, deve ser substituída. Se não, apenas uma limpeza para retirar as marcas do efeito.

Porém, não adianta substituir a vela, se não resolver a fonte do problema, que muitas das vezes é a falta de isolamento da bobina, muitos mecânicos já condenam a bobina logo de cara, porém, nem sempre é necessário.



A dica que eu tenho para vocês é da Graxa Dielétrica, essa graxa é feita a partir de silicone que é usado para isolar conexões e não haver fuga de corrente, no exterior, muitos fabricantes de velas recomendam o uso dela, porém, no Brasil, ela não é muito conhecida.

Como vocês viram acima, a minha bobina estava com fuga de corrente, o que levava o carro a pequenos cortes, já estava até cotando preços de bobinas... Então, decidi realizar esse experimento, limpei a vela e a bobina, passei silicone puro(aquele que não tem perfume, que tem a mesma propriedade da graxa dielétrica) nas duas, na bobina e na cerâmica da vela e problema resolvido. Com apenas 10 reais gastos!

Um comentário: